Clarets na lista dos 100 vinhos do ano

A Clarets aparece com 4 Rótulos na edição Especial de Vinhos da Revista Prazeres da Mesa n°161.

Cada vez fica mais difícil escolher os 100 melhores vinhos do ano da revista ADEGA. Junte a pressão (auto-imposta) de fazer algo sempre melhor do que no ano anterior ao fato de estarmos degustando mais vinhos do que nunca e isso se torna óbvio. Neste ano, nossa equipe degustou mais de 6 mil vinhos, e destes selecionamos e publicamos cerca de 1.500. Transformar 1.500 em 100 dá origem a horas de discussão, frases do tipo “você lembra” e “lembra como ele se destacou” e, às vezes, até um sentimento de culpa perante a excelentes vinhos que não fazem parte da lista final.

Lembramos que nosso TOP 100 é elaborado no estilo “editor’s pick” (uma seleção dos editores), um momento em que combinamos nossa paixão com aspectos racionais de pontuação, disponibilidade e preço.

No caso da disponibilidade, excluímos da seleção qualquer vinho que não pode ser comprado, como as safras antigas e indisponíveis. Mantivemos os vinhos especiais que já degustamos e estão para serem lançados, pois obviamente queremos que você, leitor, possa aproveitar esse conhecimento prévio.

Ao pesar o componente preço, aconteceu a parte mais implacável da seleção. Ao elaborar a lista em ordem decrescente de pontuação, garantimos que, apesar de nossa paixão por alguns vinhos, um preço mais alto do que o de uma pontuação abaixo era eliminatório. Assim, você pode ter a certeza de que cada vinho representa realmente o melhor que se pode comprar por aquele preço e, portanto, além de grandes vinhos, são todos best buys.

Apesar da racionalidade ter acompanhado a geração dessa lista, aqui só se encontram aqueles que, em taça, foram capazes de nos abalar, nos surpreenderam, derrubaram premissas e criaram novas certezas, aqueles que nos encantaram e que foram capazes de gravar para sempre um momento e sua sensação.

Queremos parabenizar produtores e enólogos que elaboraram estes vinhos e garantir a você que compraríamos cada um deles e os degustaríamos com nossos melhores amigos.

Texto: Revista Adega (Editado)

Compre agora os 4 vinhos da Clarets na seleção dos TOP 100 de 2016:

6º Lugar: Gaja
COMPRAR

29º Lugar: Mâcon-Verzé
COMPRAR

39º Lugar: Domaines Ott
COMPRAR

91º Lugar: Leoville Barton
COMPRAR

 

Conteúdo relacionado