Esprit de Pavie

O Esprit de Pavie é chamado de “terceiro vinho” do famoso Chateau Pavie. Foi uma criação de Gerard Perse, proprietário do Chateau Pavie. É produzido com uvas de diferentes vinhedos situados ao sul do vale de Dordogne, entre Saint Emilion e Cotes de Castillon. Por isto ele não leva denominação de nenhuma região específica, é um Bordeaux que mistura uvas de diferentes regiões da margem direita do rio Gironde. A predominância em seu blend é a uva Merlot, característica típica dos vinhos da margem direita.

Sua produção ocorre através da fermentação alcoólica que acontece naturalmente em tanques de temperatura controlada, depois o vinho é envelhecido por 15 meses em barricas de carvalho francês previamente utilizadas na produção do Chateau Pavie e do Chateau Monbousquet. A produção anual é de aproximadamente 174.000 garrafas, apresentadas em uma luxuosa caixa de madeira do produtor contendo 6 garrafas.

A história do Esprit de Pavie é recente, a primeira safra produzida foi em 2008 e teve uma excelente repercussão. Os críticos e mídia elogiam cada vez mais o trabalho de Gerard Perse, que declarou diversas vezes o cuidado e atenção que tem com a produção deste vinho. Ele personificou seu gosto pessoal no Esprit de Pavie, tanto que seu nome consta em destaque no rótulo.

A Clarets é representante autorizado do Chateau Pavie no Brasil.

Conteúdo relacionado