O contra-rótulo e o respeito da Philipponnat

O contrá-rótulo de todas garrafas de Philipponnat exemplifica o respeito que esta casa tem com os seus clientes, constando todas as informações pertinentes ao Champagne.
Na parte superior, logo após o nome, endereço e site, consta “assemblage”, que são as uvas, com seus respectivos percentuais, usadas para fazer o Champagne. Neste caso 65% Pinot Noir, 30% Chardonnay, 5% Pinot Meunier. Juntamente da informação da quantidade de uvas provenientes de 1ª prensa, “première presse”, no caso, todas as uvas.
Na sequência consta a “vendange”, que é a safra, no caso, 2014
Em Seguida, aparece o percentual de “Vins de Réserve éleves sous bois”, que é a quantidade de vinhos de reserva que passaram por barrica de madeira, sendo, neste Champagne, 29%.
Depois vem a informação mais importante, que deveria ser obrigatória em todas garrafas de Champagne, a data de quando ocorreu o “Degorgement”. Degorgement é o processo que ocorre depois da remuage, quando a garrafa ainda está com os sedimentos no gargalo, que é congelado e expelido por pressão. A mesma máquina que retira o sedimento congelado acrescenta o Liqueur d’Expédition. Após esta etapa, o Champagne está pronto para ser comercializado. É importantíssimo saber esta data porque o Champagne é uma bebida extremamente sensível a condições de armazenamento, e mesmo que bem armazenado, o conteúdo muda depois de anos de guarda, perdendo gás carbônico e aumentando complexidade de outros fatores. Então, o cliente necessita saber quando o Champagne que ele está bebendo foi disponibilizado para comércio, podendo escolher se prefere beber algo envelhecido ou ainda jovem. Em muitos casos o Champagne envelhecido, se não tem potencial de guarda, perde valor de mercado e deveria custar mais barato. No caso da foto o degorgement foi em Abril de 2018, ou seja, há muito pouco tempo.
Por fim, se tem a “Dosage”, que é a quantidade de açúcar por litro. Neste caso, 8 gramas por litro.
Na Clarets, representante autorizado Philipponnat no Brasil, você sabe exatamente o que está bebendo.

Conteúdo relacionado