Nicolas Joly Clos de La Coulée de Serrant 2016.

Este vinho, considerado por muitos especialistas como o melhor vinho produzido com a uva Chenin Blanc, é o mais importante vinho de Nicolas Joly, produtor considerado o pai do biodinamismo. Proveniente do monopolio La Coulée de Serrant, é composto por 100% Chenin Blanc, com vinhedos com idade de 35 a 40 anos em média. Sua colheita leva 3 a 4 semanas, uma vez que são selecionados manual e minuciosamente somente as com uvas em plena maturidade. Uma colheita tradicional levaria apenas alguns dias.


Após a colheita é vinificado em barricas de 500 litros, sendo que outra característica interessante do Coulee de Serrant é a discreta presença de botrytis em parte das uvas.


A cor deste vinho surpreende, é um amarelo ouro bastante vibrante mesmo nas safras mais jovens, cor proveniente da Chenin Blanc colhida em estágios avançados de maturidade das uvas. O nariz é vibrante, rico e surpreendente, com aromas de frutas amarelas acompanhadas de um grande frescor e mineralidade. Na boca é complexo com bastante corpo e textura. Diversos especialistas recomendam a decantação deste vinho, algo raríssimo entre vinhos brancos. Pode-se dizer que é um dos mais icônicos de toda a França.


A Clarets é representante oficial do Nicolas Joly no Brasil.

Related post