Clube do Vinho

Apresentamos a seleção de Junho do Clube do vinho França da Clarets, assinado pelo Sommelier Manoel Beato. Ele nos brinda com esta incrível seleção de Tintos franceses de regiões diversas:

Château Haut-Bages Libéral

Produtor: Château Haut-Bages Libéral

Safra 1995
País França
Região Bordeaux
Sub-Região/Apelação Pauillac
Volume 750ml
Uvas Cabernet Sauvignon | Merlot
Temp. de Serviço 16º – 18º
Álcool 12,5%

Eis um Bordeaux de grande classe, não atoa, um Grand Cru Classe da poderosa comuna de Paulliac, que produz tintos dos mais bem estruturados.
A harmonia perfeita entre a Merlot e a Cabernet Sauvignon dão um equilíbrio perfeito, levando em consideração a excepcionalidade que foi a de 1995. Nesse momento, com pouco mais de vinte anos, ele expressa ao mesmo tempo o vigor da juventude e a complexidade do envelhecimento; é o momento em que começa o seu apogeu, sua maior maciez, seus aromas de evolução como os de terra, compota de frutas, Tabaco, ervas secas, etc. Ainda assim, para os apreciadores  de vinhos velhos, ainda pode evoluir bem por pelo menos mais 15 anos.”

A Família liberal se instalou na região no século XVII, trabalhavam como intermediários  entre os produtores de vinho e o mercado, permitindo-lhes construir uma fortuna e adquirir terras vitivinícolas.
No século XVIII, a propriedade foi classificada como Cinquième Cru Classe na Classificação de 1855.
A propriedade possui 30 hectares situados em diferentes locais em Pauillac, sendo que seu melhor terroir é situado na parte mais alta e adjacente ao Chateau Latour.
Atualmente a propriedade é administrada por Claire Villars Lurton, neta de Jacques Merlaut e chefe do grupo Taillan, que também é dono do Chateau Gruaud-Larose, Chateau Ferriere, Chateau Citran e Chateau La Gurgue. Claire ficou conhecida por conduzir as vinhas voltadas para a Viticultura sustentável.

As vinhas têm idade média de 50 anos e estão distribuídas nos 30 hectares da propriedade onde são plantadas as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot. O vinho segue o processo de vinificação tradicional, sendo envelhecido por 16 meses em barricas francesas, das quais 40% são barricas novas.
Produção anual média é de 170.000 garrafas.

Mas Champart

Produtor: Mas Champart

Safra 2013
País França
Região Languedoc
Sub-Região/Apelação Saint-Chinian
Volume 750ml
Uvas Mourvedre | Grenache Carignan
Temp. de Serviço 16º – 18º
Álcool 14,5%

Na denominação de origem (A.O.C.) Saint Chinian, a vinícola Mas Champart é uma de suas maiores estrelas, é tida como referência pelos outros produtores da região. Devido características do solo, os vinhos ali produzidos têm um lado mineral que confere fineza e grande complexidade aromática.
Vinícola criada nos anos setenta, vem aprimorando ano a ano seus tintos, bem encorpados, mas muito bem polidos. A prova disso é que mesmo que tenham potência e longevidade, são muito prazerosos desde sua juventude, como pode-se perceber ao provar o Clos de la Simonette, um dos mais especiais produzidos por essa casa.”

Mas Champart teve início em 1976 quando Isabelle e Mathieu Champart assumiram o comando do Domaine Bramefan, em Saint-Chinan, no ano de 1976. Durante os primeiros doze anos eles vendiam suas uvas para a cooperativa local, engarrafando o primeiro vinho somente no ano de 1988 e, devido a alta qualidade, tornaram-se referência para os outros produtores da denominação. No dia-a-dia do Chateau, Mathieu é responsável pelas vinhas enquanto Isabelle é responsável por todo processo de produção dos vinhos. Desde a fundação os Champarts fizeram mudanças significativas, aumentando a área de exploração de oito para vinte e cinco hectares, sendo dezesseis hectares somente para as vinhas.

O corte vem de lotes distintos de 16 hectares do vinhedo Simonette  com 65% de Mourvedre 20% de Grenache e 15% de Carignan, em vinhas que podem chegar a 110 anos. As castas são colhidas e vinificadas separadamente, com tratamento em barricas novas e pequenas para Mourvedre e Carignan, enquanto se usa grandes barricas para a Grenache, totalizando 18 meses de amadurecimento.
Produção anual de 3,700 caixas.

Bourgogne Hautes Côtes de Nuits

Produtor: Domaine Jayer-Gilles

Safra 2011
País França
Região Borgonha
Sub-Região/Apelação Hautes Côtes de Nuits
Volume 750ml
Uvas Pinot Noir
Temp. de Serviço 15º – 17º
Álcool 13%

Em 1988 trabalhei por uma semana colhendo uvas nesta vinícola( situada no coração da Bourgogne, muito próxima à cidade de Beaune ) de vinhos dos mais sedutores.
Aqui podemos saborear um dos seus Pinot Noir com ótimo corpo, densidade mas com taninos maduros. Um tinto jovem mas já relativamente macio e de perfumes  já maduros.
Pode ainda envelhecer por mais cinco a dez anos.  Este vinho exemplifica esta, que é a região de vinhos de fineza, delicadeza, mas saborosos quando bem elaborados por produtores dedicados como Jayer-Gilles.”

Entre os grandes pioneiros de Côte-d´Or, estão Robert Jayer-Gilles  e seu filho Gilles. Robert é nativo de Vosne-Romanee e primo do grandioso Henry-Jayer. Robert começou sua carreira em 1948 como aprendiz de Andre Noelat e depois como mestre de adega no Domaine de la Romanee-Conti.
Com a aposentadoria de Robert Jayer-Gilles, Gillers Jayer, que já trabalhava com seu pai desde 1980, assumiu o controle da propriedade.  Os vinhedos do Domaine são plantandos na mesma densidade, 10.000 vinhas por hectare, o que é bastante incomum nos Hautes Cotes, onde mais de 90% da denominação é plantada em menos da metade desta densidade.
Gilles trabalha as vinhas tão natural quanto possível nos 10 hectares da propriedade. Ele acredita que trabalhar o solo é o primeiro passo na compreensão do terroir de cada parcela. Os rendimentos permanecem muito pequenos para todas as denominações. Os solos de todas as vinhas são argila-calcário.

Gilles trabalha de forma não-intervencionista na adega. Normalmente, os vinhos não são filtrados e são mantidos ‘sur lie’ até o engarrafamento que pode ocorrer após 18 meses no mínimo para os tintos e em carvalho 100% novo, sempre francês. O Haut Cotê de Nuits não passou por nenhum tipo de filtração ou decantação para preservar a potente fruta deste Pinot Noir exuberante.

Associe-se agora mesmo!

Abertura com:

Somente 75 assinaturas

Inscrições por telefone:

+55 (11) 3150.5555

Associação mínima por:

3 meses