Clube do Vinho França

A Clarets realizou o Clube do vinho França, assinado pelo Sommelier Manoel Beato. Neste clube, o sommelier mais respeitado do Brasil escolheu mensalmente 3 vinhos franceses que foram importados pela Clarets exclusivamente para os assinantes do Clube do vinho. A proposta era trazer o melhor de cada região da França baseado nos conhecimentos e na vasta experiência de Manoel Beato, proporcionando para nossos clientes experiências únicas deste país e de suas inúmeras regiões produtoras de vinhos

Uma das principais características do clube foi o reduzido número de assinaturas. Aberto com somente 75 assinantes e posteriormente, ampliado para somente 200 assinantes. Este fator foi fundamental na nossa proposta de dar total liberdade para  o sommelier Manoel Beato na escolha dos vinhos, podendo, desta forma, selecionar ótimos produtores que possuem uma produção quase artesanal e em baixíssima quantidade.

Manoel Beato

Manoel Beato é um dos sommeliers mais respeitados do Brasil, sua história no mundo dos vinhos vem de longa data. Completou em Fevereiro de 2017 25 anos como sommelier do restaurante Fasano, o restaurante Italiano mais famoso e premiado do Brasil. A sua  história na gastronomia começou quando cursava letras na Unesp, em Assis, interior de São Paulo. Nesta época Manoel começou a trabalhar paralelamente aos estudos como garçom, para conseguir, assim, uma renda extra. Na sequência veio para a capital e foi trabalhar no renomado Maksoud Plaza, que na época tinha o conceituado restaurante francês chamado La Cuisine du Soleil. Em seguida Beato foi para o extinto Saint Germain e, mais tarde, para o Le Bistingo, onde a paixão pelos vinhos se tornou definitiva. A formação como sommelier veio na primeira turma formada pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers). Posteriormente Manoel morou na França para aprimorar os estudos e aprender o idioma francês, o mais importante para o mundo dos vinhos. Durante o período de 25 anos no grupo Fasano Manoel foi inúmeras vezes visitar produtores nas principais regiões do mundo, principalmente na França.

Ao longo de sua carreira Manoel escreveu três livros, Guia Larousse do Vinho Manoel Beato, Queijos Brasileiros à Mesa Cachaça. Há sete anos, tem um programa no rádio. Começou como Adega Musical, na Eldorado, e hoje está com Adega no Rádio, na Rádio Estadão. Manoel também é o encarregado de apresentar os Wine Dinners da Clarets, que são os jantares harmonizados mais conceituados do Brasil.