O melhor da Itália em dois Wine Dinners especiais.

Evento da importadora Clarets e do Hotel Fasano reúne o melhor da enogastronomia italiana em dois jantares exclusivos.

Imagine um jantar com os melhores pratos da cozinha italiana harmonizados com os 12 melhores e mais consagrados vinhos da Itália! E mais: com vinhos provenientes das mesmas regiões dos pratos! Pois esse jantar acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro, em São Paulo, em mais uma parceria entre o Hotel Fasano e a importadora de vinhos Clarets.

Um jantar assim não dispensa apresentações, ao contrário, as exige. Como cada prato preparado pelo chef Luca Gozzani será harmonizado com um ou mais vinhos da mesma região da receita, sua harmonização será comentada tanto pelo chef como por Manoel Beato, um dos mais experientes sommeliers brasileiros e responsável pela curadoria dos vinhos do evento. Caberá a ele apresentar cada rótulo, entre eles alguns raríssimos. Nomes como Sassicaia, Solaia, Gaja, são conhecidos dos apreciadores, mas Soldera, Masseto, Monfortino e o próprio Quintarelli são rótulos que só quem conhece mais profundamente os grandes vinhos italianos sabe de sua grandeza e importância. E é a primeira vez, no Brasil, que esses vinhos das principais regiões produtoras da Itália são reunidos num único jantar.

Após o canapé de ova de salmão, como boas vindas, harmonizado com o espumante Giulio Ferrari Riserva del Fondatore 2001, o jantar abre com o Carpaccio de língua com pesto e pinoli, receita toscana, que será ladeada por dois ícones da região: Brunello Biondi Santi Riserva 1999 e Brunello Soldera Riserva 1999.

A Toscana continua com o Fetuccine com ragu d’agnello e porcini, e, para ele, os supertoscanos Solaia 1996, o Sassicaia 1996 e o Masseto 1996. O Risotto coe secoe, um prato do Vêneto, será acompanhado pelo Quintarelli Amarone Classico 1997, uma das grandes joias do Vêneto, e o Dal Forno Romano 1997. Do Piemonte, o Vitello da latte con crema di patate e o raríssimo Tartufo bianco d’Alba, e, para essa raridade, o Gaja Sori Tildin 1998, o Giacomo Conterno Monfortino Riserva 1998 e o Poderi Aldo Conterno Granbussia 1999. Para se ter uma ideia de quão especial é essa trufa branca só colhida na região de Alba, no Piemonte, o quilo dela chega a custar 20 mil Euros, e sua presença no menu torna este jantar ainda mais exclusivo. O gran finale, um misto de queijos italianos harmonizado com o Quintarelli Amabile de Cere “Bandito” Passito 2003, um vinho de sobremesa raríssimo, só produzido em anos excepcionais e nunca antes importado para o Brasil.

Os jantares, que acontecem dias 16 e 17 de dezembro no Hotel Fasano, em São Paulo.

Serão apenas 23 lugares por noite. Para reservas e mais informações, deve-se contatar o telefone 11 3150 5555

Confira matéria da Revista Adega sobre o II Wine Dinner Clarets:

Confira imagens do II Wine Dinner Clarets.