Total: R$1.666,00
O Domaine Denis Mortet é um produtor de excepcional qualidade localizado na comuna de Gevrey-Chambertin, na Borgonha. Foi fundado por Denis Mortet no início dos anos 1990, quando herdou a propriedade de seu Pai, Charles Mortet. Denis se tornou uma figura muito respeitada na Borgonha, produzindo vinhos excepcionais, ganhando fama principalmente após algumas gamas de excelentes vinhos nas safras do início da década de 1990. Denis Mortet era muito amigo e admirador de Henri Jayer, um dos produtores mais icônicos da história da Borgonha. Eles compartilharam e desenvolveram juntos diversas práticas de cultivo e vinificação, sendo Mortet considerado um dos principais produtores a dar continuidade a escola de Henri Jayer após a sua morte.
Atualmente, os 16 hectares de vinhas são administrados pelo talentoso Arnaud, filho de Denis, com auxílio de sua irmã Clémence e de sua mãe Laurence. O trabalho no Domaine Denis Mortet tem como principal característica o perfeccionismo em todas as etapas envolvidas na produção do vinho. Começando pelo cultivo das vinhas, em que se tomam todas as medidas necessárias para produzir os frutos mais finos e maduros possíveis, criando um estilo de vinho que, como Denis dizia, é um prazer beber jovem ou velho. Arnaud diminuiu a frequência de aração do solo para que haja uma menor liberação de nitrogênio, resultando em bagos de uva menos inchados. Para o produtor, frutos menores são mais vantajosos pois há uma maior concentração do suco.
O cuidado com as videiras é tão minucioso que elas são aparadas somente com tesoura. Há, também, muita atenção ao desengace, para garantir o mínimo de danos possível aos frutos inteiros. Arnaud aumentou mais o tempo de fermentação dentro da baga para dar mais concentração aos sabores da fruta, utilizando cachos de uvas inteiras na vinificação em diversos de seus vinhos, em especial de vinhas velhas. Os vinhos do Domaine Denis Mortet alcançam a cada nova safra patamares de qualidade ainda mais elevados, estando em constante evolução e busca pela perfeição, sendo considerado hoje um dos principais produtores da comuna de Gevrey-Chambertin.
X
Menu