O Chateau Trotanoy é um dos produtores mais renomados da apelação de Pomerol. A propriedade tem uma longa história, sendo que as primeiras vinhas foram plantadas em 1761. Em 1953 foi adquira por Jean-Pierre Moueix, Uma das personalidades mais importantes da história de Bordeaux, e, juntamente com o Chateau Petrus, também de propriedade de Jean-Pierre na época, se tornou referência em qualidade na região de Pomerol. Hoje a propriedade permanece sob o controle da família Moueix, sendo administrada por por Jean-Antoine Moueix, que também reside dentro da belíssima propriedade localizada no meio dos vinhedos de Trotanoy. Este produtor, desde 1953, sempre buscou ter uma identidade muito ligada aos seus donos, a produção é muito baixa, a maior preocupação da família Moueix é fazer vinhos de altíssima qualidade e que represente ao máximo a propriedade.
As vinhas do Chateau Trotanoy estão localizadas no lado oeste de Pomerol. O solo no ponto mais alto de exposição contém uma boa proporção de cascalho, tornando-se progressivamente mais dominado pela argila à medida que esta elevação diminui. Sob essa argila, há um subsolo de cascalho vermelho e uma camada impermeável de solo duro e rico em ferro, conhecido como “crasse de fer”. Essa fascinante diversidade de solos traz força, profundidade e complexidade ao vinho. Para produzir o gran vin do Chateau Trotanoy, duas mesas de triagem a laser estão em uso desde a safra de 2009. A colheita é 100% manual. A vinificação ocorre em cubas tradicionais de concreto com controle de temperatura.
O envelhecimento ocorre em barricas de carvalho francês, 40% a 50% novas, por um período de 18 a 20 meses antes do engarrafamento. A quantidade de carvalho e o tempo no barril variam, dependendo da qualidade, caráter e estilo da safra. O Chateau Trotanoy produz ainda um segundo vinho, o Esperance de Trotanoy, que estreou com a safra de 2009. Cerca de somente 500 caixas de Esperance de Trotanoy são produzidas em média por safra. No entanto, o Esperance de Trotanoy não é o produzido em todos os anos. O Esperance de Trotanoy vem de uma parcela específica das vinhas que não é usada no Grand Vin. A idade das vinhas é a mesma do primeiro vinho, sendo a principal diferença a exposição solar.
X
Menu