Elian da Ros, desde os 14 anos sonhava em ser viticultor. Estoudou enológia e viticultura e depois de trabalhar por cinco anos no Domaine Zind-Humbrecht na Alsácia, retornando, então, para Cocumont em 1998. Construiu uma vinícola simples e deu o passo ousado de ser o primeiro enólogo a produzir e engarrafar seu próprio vinho sob a denominação Cotes-du-Marmandais. A propriedade agora cobre 19 hectares em encostas em um terroir de cascalho, argila e calcário. As vinhas são cultivadas organicamente desde 2000 e é biodinâmica desde 2002. O seu branco Coucou Blanc é um branco atípico para a região, mas um legado de sua passagem pela Alsácia. Nariz floral, cheio e fresco na boca com um ataque picante seguido de aromas a frutos cítricos, frutos exóticos, ameixa. Feito a partir de um blend de Sauvignon Blanc, Sauvignon Gris e Sémillon.
Envelhecido por 19 meses em foudres em forma de ovo antes de ser engarrafado. Indo para os tintos, o Le vin est une fête é elaborado a partir de um blend de Abouriou, Cabernet Franc e Merlot. O Merlot e o Cabernet Franc são desengaçados e depois cimentados em cubas abertas entre 8 e 10 dias. A Abouriou é cubada em cachos inteiros e vinificada em maceração semi-carbônica. O vinho é envelhecido 10 meses em cascos e barricas de vários vinhos e mais um mês em cubas. O Chant Coucou é elaborado a partir de um blend de Merlot, Cabernet Sauvignon, Malbec e Syrah. Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon vêm de vinhas com cerca de 30 anos de idade, enraizadas em solo argiloso e cascalho em um subsolo de melaço de marmore cinza, enquanto as Malbecs vêm de um terreno um pouco mais jovem, mas com um subsolo bastante parecido.
A Merlot e Cabernet Sauvignon são desengaçadas, por outro lado, a Malbec e a Syrah não são desengaçadas. Vinificadas em cubas de concreto abertas, com maceração de 2 a 3 semanas e extrações muito suaves. Por fim, o Clos Baquey, feito com Cabernet Franc, Merlot, Abouriou e Cabernet Sauvignon, vindas de uma única parcela. A Cabernet Franc, Caberet Sauvignon e Merlot são totalmente desengaçadas, enquanto a Abouriu é vinificada com cachos inteiros. Cada casta é vinificada separadamente e envelhecidas por 12 meses antes do engarrafamento e por mais 12 meses na garrafa antes do vinho ser lançado no mercado.
X
Menu