O Domaine Tessier é um produtor familiar localizado na comuna de Meursault. Atualmente, quem está na administração do domaine é o extraordinário Arnaud Tessier, que assumiu o comando da propriedade de sua família em 2006, aos 22 anos, após a morte repentina de seu pai. O trabalho na vinha não era novidade para ele, pois desde os 14 anos trabalhava com seu pai nos vinhedos. Desde o início, Arnaud percebeu o grande potencial dos 7,5 hectares de vinhedos pertencentes à família e que estão espalhados por algumas das melhores denominações de Meursault. A filosofia deste talentoso enólogo é que a maior parte do processo de vinificação é feito nos vinhedos. A sua viticultura é orgânica, com rendimentos bastante controlados. Arnaud é um verdadeiro homem dos vinhedos, passa a maior parte do tempo trabalhando nas vinhas, sendo um obstinado pelo cuidado minucioso de suas propriedades.
As vinhas de Tessier possuem idade média de mais de 45 anos, e estão localizadas nos melhores terroir da região de Meursault. Arnaud tem uma ideia e um conceito bastante claro do que espera de seus vinhos. Assim sendo, o resultado são vinhos bastante puros, exóticos e elegantes, sendo facilmente reconhecidos pela singularidade do seus respectivos terroirs. Atualmente o Domaine Tessier já figura entre os melhores produtores da denominação, o que deve se consolidar cada vez mais com o passar dos anos, já sendo notável a constante evolução deste jovem produtor safra após safra. O seu primeiro vinho, Bourgogne “Les Herbeux”, é feito a partir de vinhas com mais de 50 anos localizadas em Meursault. O Meursault village é proveniente dos vinhedos de Les Corbins e Les Millerands, ambos com idade média superior a 30 anos.
O Meursault Les Casse-Têtes é proveniente do vinhedo Les Casse-Têtes, um dos mais altos vinhedos da região, situado a 320m de altitude, com vinhas superando a idade média de 60 anos. Por fim, seu famoso vinho 1er cru do vinhedo Les Charmes Dessus, em que Tessier possui as mais altas e especiais parcelas. As vinhas de Tessier neste vinhedo possuem idade média de mais de 45 anos, resultando em um dos vinhos mais especiais da comuna.
X
Menu