A Azienda Agricola Casanova di Neri é um dos produtores mais respeitados da Itália. Sua história data de 1971, quando Giovanni Neri iniciou os trabalhos em uma propriedade familiar a leste da cidade de Montalcino. Em 1991, ele passou a vinícola para os cuidados do filho Giacomo, que foi responsável pelo projeto de expansão em busca dos melhores vinhedos da região. A Azienda Agricola Casanova di Neri conta com 63 hectares de vinhas com solos predominantes de galestro (espécie de argila laminar, chegando a lembrar o xisto), em um terreno que costuma gerar vinhos mais encorpados.
Seus vinhos são premiados internacionalmente, em um estilo que alia modernidade e tradição. São vinhos já prazerosos quando jovens, mas com belo potencial de guarda. Desde os mais vinhos mais simples aos ícones da “azienda”, há sempre um padrão altíssimo de vinificação. A começar por um branco, denominado IbBianco, que foge um pouco da característica de Montalcino com as uvas Vermentino e Grechetto, sob a denominação IGT Toscana. Entrando nos tintos, há um dos mais consistentes Rosso di Montalcino, com extrato e concentração acima da média para esta categoria.
Este é um belo cartão de visitas, mostrando todo o potencial. Em seguida, há uma linha de Brunellos espetaculares, incluindo o premiadíssimo Cerretalto, um Brunello vindo do melhor vinhedo da propriedade, sempre com notas altíssimas. Por fim, tem-se um belo Supertoscano do vinhedo Pietradonice, de grande distinção. É um varietal de Cabernet Sauvignon no terroir de Montalcino sob a denominação IGT Toscana. Até hoje a propriedade mantém as raízes familiares e é administrada por Giacomo e seus filhos.
X
Menu