Total: R$0,00
A história do Château Climens tem início 1802 quando Jean Binaud, um comerciante de vinhos, comprou a propriedade e descobriu existir ali um terroir único para a produção de vinhos com a uva Sémillon. Posteriormente, o Climens pertenceu a mais duas famílias de produtores de vinhos, ambas igualmente conscientes do valor deste terroir fantástico. Em 1971, Lucien Lurton adquiriu o Château e deu um toque de modernidade à produção e aos vinhos, porém sempre respeitando a tradição e as características deste produtor que já era centenário naquele momento. Em 1992 a sua filha, Berenice Lurton, ficou à frente da propriedade, e, desde então, com muito entusiasmo e determinação, vem cuidando da qualidade e reputação, garantindo que esse lendário produtor brilhe a cada dia mais. O Château Climens é apelidado como “O senhor de Barsac”, graças a sua enorme reputação, sendo conhecido como o melhor produtor da região. Foi classificado como 1er Cru Classé na famosa classificação de 1855, status máximo que um produtor pode receber.
O Château Climens possui o terroir perfeito para as uvas Sémillon, sendo a única casta que o produtor cultiva. Para a produção do primeiro vinho o produtor tem rigor máximo para a seleção das uvas botrytizadas, podendo chegar a rendimentos absurdamente pequenos de 7 hectolitros por hectare. Resulta em um vinho de grande estrutura e frescor, com muita profundidade e enorme longevidade. A partir de 2014, o vinhedo adquiriu certificação biodinâmica, sendo certificado orgânico desde 2013 e mostrando que, além da excelência, o respeito ao meio ambiente é prioritário. É envelhecido por 20 a 22 meses em barris de carvalho francês, sendo 30 a 40% novos. O produtor também produz um segundo vinho de uvas botrytizadas, o Cyprès de Climens, resultante de uvas vindas de uma segunda seleção das utilizadas para fazer o Château Climens. Tido como o melhor entre todos os segundos vinhos dos produtores de Sauternes, acaba, por inúmeras vezes, recebendo notas mais altas do que grande parte dos vinhos principais entre os produtores da região.
Em 2018, o produtor lançou um vinho branco seco, Asphodele Gran Vin Blanc Sec. Também é elaborado 100% com a uva Sémillon dos mesmos vinhedos usados para produzir o Chateau Climens, mas em uma abordagem em que as uvas são colhidas antes de sua maturação total e sem ainda estarem com a presença de botrytis. O produtor não passa este vinho por barricas de carvalho, com objetivo de preservar a sua pureza e mineralidade. A primeira safra deste vinho foi 2018 e, desde então, vem recebendo excepcionais pontuações, como 92+ por Robert Parker na safra 2019, sendo considerado por muitos críticos como o melhor vinho branco seco da região de Barsac.
X
Menu