

A história do Château Climens tem início 1802 quando Jean Binaud, um comerciante de vinhos, comprou a propriedade e descobriu existir ali um terroir único para a produção de vinhos com a uva Sémillon.
Em 1971, Lucien Lurton adquiriu a propriedade e deu um toque de modernidade à produção e aos vinhos, porém sempre respeitando a tradição e as características deste produtor que já era centenário naquele momento. Em 1992 a sua filha, Berenice Lurton, ficou à frente da propriedade, e, desde então, com muito entusiasmo e determinação, vem cuidando da qualidade e reputação, garantindo que esse lendário produtor brilhe a cada dia mais.
O Château Climens é apelidado como “O senhor de Barsac”, graças a sua enorme reputação, sendo conhecido como o melhor produtor da região. Foi classificado como 1er Cru Classé na famosa classificação de 1855, status máximo que um produtor pode receber. O Château Climens possui o terroir perfeito para as uvas Sémillon, sendo a única casta que o produtor cultiva.
A partir de 2014, o vinhedo adquiriu certificação biodinâmica, sendo certificado orgânico desde 2013 e mostrando que, além da excelência, o respeito ao meio ambiente é prioritário. É envelhecido por 20 a 22 meses em barris de carvalho francês, sendo 30 a 40% novos.