Total: R$0,00

O Domaine Armand Rousseau é um dos mais lendários produtores de vinhos do mundo. O domaine foi criado no início do Século XX por Armand Rousseau, que herdou vários lotes de vinhas localizados na localidade de Gevrey-Chambertin, na Borgonha. Armand veio de uma família de pequenos proprietários composta principalmente por viticultores, tanoeiros e comerciantes de vinho. Ao longo dos anos, Rousseau foi adquirindo novos vinhedos, sendo alguns lotes do consagrado Chambertin Grand Cru. O domaine, muito rapidamente, foi se estabelecendo como uma das grandes estrelas da Borgonha. Após a morte de Armand em 1959, seu filho, Charles Rousseau, assumiu a propriedade, continuando a aquisição novos vinhedos, principalmente Grand Crus, e focando na abertura de novos mercados internacionais.


Desde 1982 o domaine é administrado pelo filho de Charles, Eric, que, recentemente, passou a contar com a ajuda de sua filha, Cyrielle. Atualmente, a propriedade possui aproximadamente 15 hectares, dos quais 8,5 hectares são de vinhedos Grand Crus. O demasiado conhecimento de cada terroir permitiu que Eric utilizasse uma abordagem mais orgânica e natural nos seus vinhedos. A idade média das vinhas é bastante elevada, cerca de 45 anos, apresentando uma densidade extremamente baixa de apenas 11.000 plantas por hectare.

Há um enorme cuidado com a colheita, sendo que os primeiros dias são supervisionados pessoalmente por Eric, com o intuito de garantir que só sejam colhidos os cachos maduros e em perfeito estado, descartando todas as uvas que não atinjam os seus rígidos critérios de qualidade. A vinificação pouco mudou desde a primeira colheita, sendo feita com os cachos 100% desengaçados, em cubas abertas e por um período de 18 a 20 dias. Todas as vinhas jovens são combinadas com vinhas velhas, uma vez que Eric Rousseau acredita que cada geração traz a sua riqueza e característica específica para o vinho. Terminada a fermentação alcoólica, os vinhos são prensados delicadamente em prensa pneumática, repousando durante 48 horas, depois transferidos para a adega por gravidade. O envelhecimento ocorre em barricas de carvalho compradas da reputada tanoaria François Feres. O Domaine Armand Rousseau busca a total excelência em todos os processos de produção dos seus vinhos. Este fator, associado a excepcionais parcelas nos melhores vinhedos da região, consolidaram este produtor como um dos melhores da Borgonha e do mundo.

X
Menu