Total: R$0,00
O Domaine Clos de Tart é um dos mais importantes produtores de toda a Borgonha. Sua história data do século XII, quando as freiras cistercienses criaram o domaine, em uma área de 7,5 hectares cercada por muros em Morey-Saint-Denis. O vinhedo Clos de Tart, classificado como Grand Cru em 1939, é de propriedade única do Domaine Clos de Tart, sendo assim considerado Monópole, condição que apenas seis vinhedos Grand Cru ostentam em toda a Borgonha. O domaine teve apenas quatro proprietários desde a sua criação, sendo adquirido em 2018 pela família Pinault por cifras recordes superiores a 250 milhões de Euros. A família Pinault também é dona do renomado Château Latour, em Bordeaux.
Desde 1996 o enólogo responsável pelo produtor é Sylvain Pitiot, considerado um dos mais renomados de toda a Borgonha, além ser autor de famosos livros dedicados aos vinhos, como o “Les Vins de Bourgogne” e o “Atlas des Grands Vignobles de Bourgogne”. O vinho principal, Grand Cru Clos de Tart, é considerado um dos mais preciosos da Borgonha. As uvas utilizadas neste vinho, todas provenientes das parcelas Grand Cru do vinhedo, são rigorosamente classificadas uma a uma na mesa de seleção e posteriormente vinificadas em cubas de madeira separadas e de diferentes capacidades para cada sub-parcela, proporcionando condições ideais para os diferentes cuvées que entram na composição final do Clos de Tart.
A idade média das vinhas é de 60 anos, com algumas parcelas passando dos 100 anos. Diferentes zonas do vinhedo foram cuidadosamente mapeadas de acordo com os tipos de solo. Em média, 55% das uvas são vinificadas sem serem desengaçadas pelo período de 18 meses em barris de carvalho francês majoritariamente novos. O domaine também produz outro fantástico vinho, com uvas provenientes de três parcelas 1er Cru do vinhedo Clos de Tart, com idades médias de 25 anos. Este vinho é produzido com o mesmo cuidado e rigor que o vinho principal do domaine, valorizando as características de suas parcelas. É conhecido por atingir o seu apogeu mais rapidamente do que o primeiro vinho do produtor.
X
Menu