O Domaine Fourrier é um dos mais renomados produtores de Gevrey-Chambertin. A propriedade é comandada desde 1994 pelo talentoso Jean-Marie Fourrier, personalidade importantíssima na Borgonha que trabalhou anteriormente com Henri Jayer, um dos viticultores mais importantes da história da região.
Jean-Marie sempre teve suas próprias convicções sobre a melhor forma de administrar os vinhedos e fazer o vinho.
Em geral, a maior parte de suas vinhas são muito velhas, a maioria plantadas entre as duas guerras mundiais e, portanto, apenas com material genético local e não com clones modernos. O respeito pelo terroir é tido como um princípio fundamental.
Não são usados fertilizantes químicos, alcançar o equilíbrio natural entre a produção e o crescimento da videira em função das condições de cultivo de cada estação é o principal objetivo de Fourrier. Na adega, Jean-Marie procura preservar a sedosidade da fruta no seu vinho.
Na adega, Jean-Marie procura preservar a sedosidade da fruta no seu vinho. Há uma mesa de classificação vibratória, após a qual as uvas são totalmente desengaçadas. As cubas não são resfriadas no início de fermentação, Jean-Marie fica feliz com a pré-maceração natural de 3 a 4 dias antes que as uvas comecem a fermentar por conta própria. As cubas não são resfriadas no início de fermentação, Jean-Marie fica feliz com a pré-maceração natural de 3 a 4 dias antes que as uvas comecem a fermentar por conta própria.
Após a fermentação, Jean-Marie resfria as cubas até cerca de 12 ° C, o que inibe o início precoce da fermentação malolática. Todos os vinhos são amadurecidos em carvalho 20% novo, um percentual baixo para evitar que o vinho seja influenciado com quaisquer sabores de barril.
O resultado de todo este trabalho meticuloso são vinhos muito apelativos, cada um dos quais mostra claramente o carácter da sua proveniência. Os vinhos são brilhantes na cor, mas não excepcionalmente profundos, com sabores de frutas vermelhas muito puras no nariz. A produção do Domaine Fourrier é bastante limitada, já que a área de plantio de todos os seus vinhos somados totaliza menos de 10 hectares. A altíssima qualidade e a baixa produção fazem deste produtor um dos mais disputados de toda a Borgonha.
-
Fourrier Jean-Marie Latricieres-Chambertin Grand Cru Vieille VigneR$5.650,00
-
Domaine Fourrier Bourgogne Blanc
-
Fourrier Jean-Marie Bourgogne Rouge
-
Domaine Fourrier Gevrey-Chambertin Vieilles Vignes
-
Fourrier Jean-Marie Vosne-Romanée Aux Reas Vieille Vigne
-
Domaine Fourrier Gevrey-Chambertin 1er Cru Combe Aux Moines Vieille Vigne