Total: R$0,00
O Domaine de Fontbonau é um projeto pessoal de Fréderic Engerer, que é uma das personalidades mais importantes no cenário de vinhos da França, sendo o presidente do Chateau Latour, em Bordeaux, e do Clos De Tart, na Borgonha. Junto do seu amigo Jérôme Malet, que também possui grande know-how no segmento, foram em busca de um terroir excepcional onde pudessem desenvolver um projeto de vinhos de altíssima qualidade no Rhone. A localidade escolhida foi ao sul do Rhone, próximo de Avignon, no historicamente significativo Enclave des Papes. A propriedade que recebeu o nome de Domaine de Fontbonau cobre 42 hectares perto das vilas vinícolas de Valréas e Visan. O terroir é um clássico sul do Rhône; argila fina, areia, silte e a estranha dispersão de galetes.
As vinhas estão localizadas a uma altitude de 350 metros e são plantadas principalmente com Grenache, muitas das vinhas antigas com mais de 70 anos. A primeira safra produzida foi em 2008, ano que se iniciou este projeto que foi idealizado para produzir vinhos de qualidade excepcional, almejando serem os melhores Côtes du Rhône já produzidos até então. Todo o trabalho na vinha é orgânico, fator que é muito valorizado pelos sócios idealizadores do projeto.

Em relação aos tintos, o produtor busca fazer vinhos que alinhem elegância e frescor. O Domaine de Fontbonau é elaborado com um blend majoritariamente de Grenache e um pequeno percentual de Syrah. É envelhecido por um período de 14 a 16 meses em barricas de carvalho francês.

O Les Chaux de Fontbonau, conhecido como o segundo vinho do produtor, também é elaborado a partir de um blend majoritariamente de Grenache com uma pequena quantidade de Syrah. É envelhecido por 10 a 12 meses em barricas de carvalho francês. O seu vinho branco, La Lence de Fontbonau, é elaborado com um blend de 90% Roussane e 10% Viognier. Não há desengace das uvas. O envelhecimento é feito em barricas de carvalho francês e em cubas de aço inox. O objetivo de Fréderic Engerer no Domaine de Fontbonau é fazer vinhos que representem o máximo da expressão deste fantástico terroir do Rhone, em um projeto pequeno, pessoal, onde o foco principal é a altíssima qualidade.
X
Menu