O Château Larrivet Haut-Brion é uma das mais antigas propriedades de Pessac-Leognan tendo sua história iniciado durante os anos 1800. A propriedade durante muito tempo se chamou Château Haut-Brion Larrivet, porém, em 1949, inverteram a sequência do nome para diminuir a similaridade de nomenclatura que havia com o seu vizinho Château Haut-Brion. O vinhedo do Château Larrivet Haut-Brion tem 72 hectares, sendo 61 plantados com 55% de Merlot, 40% de Cabernet Sauvignon e 5% de Cabernet Franc. Os outros 11 hectares são usados para uvas brancas, sendo 60% Sauvignon Blanc e 40% Sémillon. O seu terroir é uma mistura de cascalho e solos arenosos.
O Larrivet Haut-Brion Blanc é tido como um dos melhores vinhos brancos de Bordeaux. Tem alta proporção de Sauvignon Blanc no corte, o que transmite muito frescor ao vinho. O restante do corte com a Sémillon fornece maciez e estrutura. O vinho é fermentado parte em barricas novas, parte em tonéis maiores, e parte em cimento, seguido de bâtonnages durante 11 meses. Aqui se mescla muito bem frescor e vivacidade com maciez, textura mais densa e alta complexidade. Segundo Robert Parker, ele lembra certos aspectos dos ótimos Meursault. O seu segundo vinho branco, o Les Desmoiselles de Larrivet Haut-Brion Blanc, provém de uma seleção de uvas que privilegia a redondeza e o frutado dos vinhos, sendo menos complexo do que o primeiro vinho, porém, atingindo o seu apogeu mais rapidamente e mantendo as características clássicas do produtor.
O Larrivet Haut-Brion tinto é baseado em Cabernet Sauvignon, com menor percental de Merlot e Cabernet Franc. É um vinho macio, fino e com madeira elegante. Já é muito prazeroso mesmo com poucos anos de guarda. O seu segundo vinho tinto, o Les Desmoiselles de Larrivet Haut-Brion Rouge, é elaborado a partir de um blend majoritariamente de Merlot com Cabernet Sauvignon, provenientes de vinhas que não são selecionadas para uso no primeiro vinho.
X
Menu