O que conhecemos atualmente como Château Larrivet Haut-Brion surgiu com o nome de La Rivette durante os anos 1800. Em 1874, a propriedade começou a se chamar Château Haut-Brion Larrivet pelo proprietário, Ernest Laurent. A mudança de nome deixou os proprietários do Château Haut-Brion consternados, embora tenha levado décadas até que um processo oficial fosse apresentado para resolver a situação. No final de 1800, a propriedade foi vendida para Thomas Conseil, que mudou o nome do Château em 1949, após o processo movido pelos proprietários do Haut-Brion. A propriedade, contudo, foi autorizada a manter Haut-Brion em seu nome, desde que no final.
Daquele ponto em diante, passou-se a chamar Larrivet Haut-Brion. O vinhedo do Château Larrivet Haut-Brion tem 72 hectares, sendo 61 plantados com 55% de Merlot, 40% de Cabernet Sauvignon e 5% de Cabernet Franc. Os outros 11 hectares são usados para uvas brancas, sendo 60% Sauvignon Blanc e 40% Sémillon. O terroir é uma mistura de cascalho e solos arenosos. O Larrivet Haut-Brion tinto é baseado em Cabernet Sauvignon e tem importante presença da Merlot, com uma pitada de Cabernet Franc. É um vinho macio, fino e com madeira elegante, sem exageros, já muito prazeroso com poucos anos de guarda.
O branco tem alta proporção de Sauvignon Blanc, o que transmite muito frescor. O restante do corte com a Sémillon fornece maciez e estrutura ao conjunto. O vinho é fermentado parte em barricas novas, parte em tonéis maiores, e parte em cimento, seguido de bâtonnages durante 11 meses. Aqui se mescla muito bem frescor e vivacidade com maciez, textura mais densa e alta complexidade. A madeira é bem dosada, proporcionando elegância ao conjunto. Segundo Robert Parker, ele lembra certos aspectos dos ótimos Meursault. Atualmente, o Château Larrivet Haut-Brion pertence e é gerenciado pela família Gervoson, que assumiu a propriedade em 1987.
X
Menu