Total: R$0,00
O projeto Tenute Rubino começou nos anos 1980 com Tommaso Rubino, visionário Italiano que sempre acreditou no potencial da região de Salento para a produção de vinhos de alta qualidade. Por meio de uma série de aquisições, ele formou uma base produtiva substancial, dividida em quatro propriedades que buscavam resgatar o potencial vitícola moderno de um território com um passado tão importante. Em 1999, seu filho, Luigi, junto com sua esposa, Romina Leopardi, fundou a marca Tenute Rubino. A Azienda Tenute Rubino produz vinhos fortemente ligados à tradição, mas, por outro lado, focados na inovação, na determinação do estilo, da textura, transpondo uma nova fronteira na produção de vinho na Púglia. Desde muito jovem, a vinificação tem sido uma paixão e não apenas uma profissão para Luigi. Hoje ele está à frente da empresa da família, tendo aprendido seu ofício ao lado do pai e elaborando vinhos da mais alta qualidade na região da Púglia.
Com as uvas autóctones Negroamaro e Susumaniello, moldam-se tintos cheios de fruta e bem equilibrados com a madeira. A porta de entrada é o tinto Oltremé, que não passa por barricas, mostrando-se acessível na juventude. Os ícones da vinícola, Jaddico e Torre Testa, mostram estrutura, equilíbrio e complexidade com muita tipicidade. O primeiro é elaborando com um blend de Negroamaro e Susumaniello, sendo envelhecido por 14 meses em tanques de aço inoxidável e mais 8 a 9 meses em barris de carvalho francês. Já o Torre Testa é elaborado 100% com a uva Susumaniello, envelhecendo por 5 a 6 meses em tanques de aço inoxidável, 12 meses em barris de carvalho francês e mais 12 meses na garrafa antes de ir para o mercado.
Há também mais duas grandes referências no portfólio, dois Primitivo de Salento: Punta Aquila e Viséllio. O Punta Aquila é envelhecido por 5 meses em tanques de aço inox e 4 meses em barricas de carvalho francês. É um vinho complexo, vibrante e intenso, com uma personalidade instigante. Já o Cru Viséllio é produzido com uvas plantadas em 1992, localizadas em Uggio, Brindisi. O envelhecimento ocorre em por 5-6 meses em tanques de aço inox e por outros 8 meses em barris de carvalho francês, além de outros 12 meses na garrafa antes de ser lançado no mercado. De uma elegância surpreendente no nariz, na boca revela-se enérgico e em perfeito equilíbrio na intensa manifestação de frutas com os taninos maduros e sedosos.
X
Menu