Total: R$0,00
Domaine Roulot é uma antiga propriedade familiar baseada em Meursault fundada em 1820. Hoje em dia, é administrada por Jean-Marc Roulot, que a assumiu em 1989. O Domaine Roulot é um dos mais conceituados produtores de toda Borgonha. Jean-Marc, desde o início dos anos 90, vem adotando práticas de orgânicas, ou seja, não usa nenhum herbicida, é feita somente a aração e há um grande controle de todos os tratamentos para que não haja nenhum efeito deletério na vida microbiana dos vinhedos. Em 1950 foi feito um grande replantio das vinhas pelo pai de Jean-Marc, Guy Roulot, portanto, a idade média de grande parte das vinhas é de aproximadamente 70 anos. Ainda nos vinhedos, Roulot prefere colher as uvas antecipadamente, além de acreditar na poda curta e precoce, sempre visando obter frutas perfeitas. Já na adega, a fermentação é feita somente com leveduras indígenas e com uma prensagem sutil para um suco de alta qualidade.
O envelhecimento é feito sobre as borras e é relativamente longo, aproximadamente 18 meses, sendo 12 meses em carvalho francês, 10 a 30% novos, e mais 6 meses em tanques de aço. Jean-Marc evita o máximo a mistura de borras, técnica bastante difundida entre os produtores desta região, pois, segundo ele, apesar de criar riqueza, deixa o vinho muito pesado e perde-se a pureza. Um fato interessante é que o Domaine Roulot, ainda no comando de Guy Roulot, foi o primeiro produtor de Meursault a engarrafar vinhos comunais com uvas provenientes de apenas um vinhedo, com a intenção de mostrar as singularidades de cada terroir e como eles se expressam, fato que é perfeitamente compreensivo, visto que todos seus vinhedos em Meursault estão na encosta sul, lar dos melhores terroirs desta região.
Os vinhos de Jean-Marc se diferenciam por expressarem uma profundidade e suntuosidade incríveis, graças ao terroir da denominação, mas, além de tudo, por serem muito elegantes. Os vinhos do Domaine Roulout são um dos mais disputados de toda a Borgonha, visto que o reconhecimento que possui já ultrapassou as fronteiras regionais e nacionais há muito tempo, devido a qualidade e, também, pela maneira que consegue expressar perfeitamente cada terroir através de seus vinhos.
X
Menu