Total: R$0,00
O Domaine Henri Germain, produtor localizado em Meursault, é tido como referência do mais alto nível na Borgonha. Foi fundado em 1973 por Henri Germain e atualmente é conduzido pelo filho de Henri, Jean-François Germain, um grande enólogo reconhecido pelos mais conceituados produtores da Borgonha. O domaine possui 7 hectares de vinhas majoritariamente localizadas nas comunas de Meursault e Chassagne-Montrachet. Os métodos de Germain são muito tradicionais, com agricultura orgânica, baixos rendimentos e mínima intervenção, tanto nas vinhas quanto na adega, deixando sempre que o terroir se expresse completamente. A vinificação é minimalista ao extremo, sem adição de leveduras e sem enzimas.
O envelhecimento dura 18 meses para os vinhos comunais e 22 meses para os 1er Crus. Os vinhos raramente são filtrados. As adegas frias proporcionam um envelhecimento muito longo e lento e as fermentações primárias demoram normalmente 3 a 12 meses. Os vinhos passam por pouco carvalho novo, variando entre 20 e 30%. Os fornecedores de barris de carvalho de Germain estão entre os melhores, sendo Damy, Seguin-Moreau e Rousseau para os brancos e Rousseau e François Frères para os tintos. Jean-François costuma usar os barris por 10 anos. De acordo com o famoso guia Bettane & Desseauve, “este excelente produtor artesanal elabora vinhos que muitas vezes atingem o máximo da expressão do terroir.
Todos os vinhos envelhecem com perfeição”. Já William Kelley, do Wine Advocate, escreveu em janeiro de 2020: “No ano passado, argumentei que Domaine Henri Germain pode muito bem ser o segredo mais bem guardado de Meursault, e este ano, apesar dos sinais de que o mundo já o está notando, repito essa afirmação. Esta é uma excelente fonte de Borgonhas brancos artesanais, clássicos, balanceados e elaborados para envelhecer, sendo Jean-François Germain, de fala mansa, com justiça, um dos enólogos mais respeitados da comuna”.
X
Menu