Total: R$0,00
O Domaine Michel Niellon é um dos mais tradicionais produtores de Chassagne-Montrachet. Michel iniciou o seu trabalho na viticultura com o seu pai, Marcel Niellon, nos anos 1950. Na década de 1960 começou a produzir e engarrafar os próprios vinhos, inicialmente, em trabalho conjunto com o seu pai. A equipe de pai e filho estruturou e conduziu o domaine para atingir o patamar de um dos melhores e mais renomados produtores de sua comuna. Desde 1991, Michel compartilhava as funções de viticultura e vinificação com o seu genro, Michel Coutoux, e com seu neto, Mathieu Bresson, que, com o falecimento de Michel Niellon em Dezembro de 2020, assumiram estas funções por completo.
O domaine cultivava apenas 4 hectares de vinhas na década de 1960. Nos dias de hoje possui 7,5 hectares de vinhas, na maior parte em Chassagne-Montrachet. Os vinhedos são arados para controle de ervas daninhas e não são usados herbicidas. Michel nunca foi favorável a esperar muito para colher as uvas, segundo ele, é preferível colher mais cedo a mais tarde, levando em conta priorizar fundamentalmente a acidez. O produtor costuma ser um dos primeiros a começar a colher as uvas na sua aldeia.
Os vinhos do Domaine Michel Niellon expressam perfeitamente o terroir de cada vinha, sendo considerado um estilo bastante clássico da comuna, que sempre busca atingir o perfeito equilíbrio entre a mineralidade e a fruta. Michel era considerado um dos viticultores mais experientes de toda a Borgonha, estando à frente de mais de 50 safras vinificadas em sua propriedade. A próxima geração da família Niellon, hoje no comando do domaine, esteve trabalhando e aprendendo com Michel por décadas e tem como missão manter a altíssima qualidade, as características clássicas e o legado deste tradicional produtor.

X
Menu