frete gratis

FRETE GRÁTIS REGIÃO GRANDE SP E GRANDE RJ

Dureuil-Janthial, o mais prestigiado produtor de Rully, comuna localizada na região de Côte Chalonnaise, ao sul da Borgonha. Se há algo que chama a atenção na região de Rully é o talento de Vincent Dureuil, do Domaine Dureuil-Janthial. Com 20 hectares na Côte Chalonnaise, ele é capaz de criar vinhos excepcionais, tanto tintos quanto brancos, que refletem a essência de seu terroir em sua melhor expressão. Seu trabalho faz com que seus brancos de Rully sejam comparados aos de denominações mais célebres e de produtores consagrados.

Diz-se que as habilidades enológicas de Vincent floresceram rapidamente, pois, aos 20 anos, já fazia vinificações com o pai, Raymond. Na época, engarrafava alguns vinhos sem clarificar ou filtrar, algo que o pai desaprovava. Ele e a esposa, Céline, começaram a assumir a propriedade em 1994. Eles passaram a cuidar dos vinhedos de forma orgânica desde meados dos anos 2000 e também adotaram preceitos da biodinâmica. “É importante manter os equilíbrios naturais, é com isso que conseguimos fazer vinhos de terroir”, garante Vincent.

A fermentação é feita com leveduras indígenas (tintos em aço e brancos em barricas). Os tintos envelhecem em barricas de carvalho francês de 16 a 18 meses (com até um terço de carvalho novo, dependendo do Cru) e os brancos também são envelhecidos em barricas com no máximo 25% de carvalho novo. Eles são engarrafados sem clarificar ou filtrar. Seus vinhos são considerados a referência suprema da denominação Rully e da Côte Chalonnaise. Para William Kelley, crítico do site Wine Advocate, “este domaine de 20 hectares é considerado a melhor vinícola da Côte Chalonnaise. A agricultura orgânica, os solos cultivados e a vinificação virtuosística combinam-se com um efeito impressionante, produzindo brancos texturais, mas incisivos e tintos perfumados e macios, que figuram entre os meus vinhos favoritos na Borgonha … muitos terão lugar na minha própria adega, e eu não poderia recomendá-los aos leitores mais calorosamente do que isso.”

X
Menu