Total: R$0,00
O Domaine Bachelet-Monnot foi fundado pelos irmãos Alexandre e Marc Bachelet no ano de 2005, após uma reorganização dos vinhedos da família nas regiões de Maranges, Santenay, Chassagne e Puligny-Montrachet. Atualmente o domaine, localizado em Deize-lès-Maranges, possui 22 hectares, sendo que 8 deles estão localizados na comuna de Maranges. Os irmãos Bachelet, apesar da pouca idade, já são considerados duas estrelas em ascensão em Côte de Beaune, produzindo vinhos de altíssima qualidade e com enorme reconhecimento dos críticos, como Neil Martin, que acredita que seus vinhos serão um dos mais valorizados e reconhecidos de toda Cote d’Or em breve. O produtor é adepto a práticas sustentáveis nos seus vinhedos.
Grande parte das vinhas são antigas, o que, combinado com uma gestão que prioriza o terroir e práticas orgânicas, acaba por resultar em uvas que dão uma fruta pura e bastante concentrada. Na vinificação dos vinhos brancos, os irmãos Bachelet evitam o bâtonnage, por acreditarem que esconde a sua pureza. Os vinhos são envelhecidos em barris de 350 litros por um período de 12 meses em barris de carvalho francês, dificilmente sendo mais que 25% novos, e por mais 6 a 8 meses em tanques de aço inoxidável para os brancos, enquanto os tintos ficam igual período em cubas de concreto. A produção anual total do produtor é apenas 8.300 caixas, incluindo brancos e tintos. O seu branco comunal de Puligny-Montrachet vem de 4 vinhas velhas de Les Corvées, Les Meix, Les Houillières e Noyer Bret.
Já o Puligny-Montrachet 1er Cru Les Folatieres é proveniente de vinhas antigas, com idade média de 50 anos, situadas no canto noroeste deste emblemático vinhedo. Como tal, os vinhos de Les Folatieres gravitam em torno da mineralidade, e os deste produtor, em específico, se inclinam perfeitamente bem nessa direção. Indo para os tintos o produtor produz um dos melhores vinhos comunais de Maranges, proveniente de vinhas antigas. E por fim, o Maranges 1er Cru Clos de la Boutiere, cujas vinhas têm idade média de 75 anos e fazem fronteira com o Clos Rousseau 1er cru de Santenay, em uma das localizações mais privilegiadas da comuna de Maranges.
X
Menu