O Clos Apalta é um projeto de vinhos de altíssima qualidade da renomada Casa Lapostolle. Em1994, Alexandra Marnier-Lapostolle comprou um vinhedo formado predominantemente por vinhas antigas na região de Apalta, no Vale do Colchagua. Neste vinhedo, que hoje é considerado um dos melhores do Chile, iniciou-se o projeto Clos Apalta. A filosofia deste produtor é fazer vinhos à maneira dos grandes produtores de Bordeaux, usando a experiência francesa da família. O enólogo responsável por Clos Apalta, e seus dois vinhos produzidos, é o renomado Jacques Begarie.
O terroir do Clos Apalta é único e está situado entre Cordilheiras, no vale de Apalta, na região de Colchagua, ao sul de Santiago. Com um solo limoso, bela insolação e temperaturas frescas devido à presença do rio Tinguiririca, as uvas Merlot e Carménère, principalmente, desfrutam de um amadurecimento perfeito. O blend ainda conta com a presença das duas Cabernets (Sauvignon e Franc). O resultado é um vinho macio, encorpado e de belo equilíbrio, recebendo constantemente altíssimas pontuações de especialistas, incluindo a máxima nota de 100 pontos por James Suckling na safra 2015.
Seguindo a inspiração bordalesa, o Clos Apalta ainda possui um segundo vinho, o Le Petit Clos Apalta. Pode-se dizer que há uma outra seleção de uvas e vinhedos, modificando o blend final consideravelmente com as presenças marcantes da Carménère e Cabernet Sauvignon.
X
Menu