O Château Talbot está situado na denominação de Saint-Julien, na margem esquerda do rio Gironde, e é um dos principais produtores da região. A vinícola foi fundada pelo Marquis d’Aux Lilly e seu nome foi herdado de um renomado general inglês morto na batalha de Castillon (a última da Guerra dos Cem Anos), John Talbot. Os descendentes do Marquis d’Aux Lilly foram responsáveis pelo Château até 1917, quando foi adquirido pela conhecida família Cordier, que está no comando da propriedade desde então, demonstrado sempre a sua profunda reverência pela qualidade. O Château Talbot compreende muito bem o conceito de terroir, prova disso é o grande respeito pelas características de cada safra.Assim, encontramos vinhos distintos a cada ano, mas sempre equilibrados, complexos e de altíssima qualidade.
Para o “Grand Vin”, o corte costuma ter aproximadamente dois terços de Cabernet Sauvignon, um terço de Merlot, e uma pitada de Petit Verdot. O amadurecimento dá-se em barricas francesas, sendo normalmente 50% novas. Em seu segundo vinho, Connétable Talbot, a proporção das uvas tintas se inverte, tendo dois terços de Merlot e um terço de Cabernet Sauvignon com apenas 15% de barricas novas em seu amadurecimento. Um vinho mais acessível, podendo ser apreciado na juventude.
A presença de calcário no solo proporciona, em cinco hectares de vinhas, a concepção de um branco seco na região do Médoc, fato pouco comum. Com alta proporção de Sauvignon Blanc no corte em relação à Sémillon, o vinho mostra vivacidade e frescor. Sua fermentação em barricas, quase 50% novas, seguida de periódicos bâtonnages por oito meses, confere ao vinho boa maciez e complexidade.
X
Menu