O domaine, fundado em 1835, é hoje administrado pelas irmãs Adèle e Elsa Matrot, que representam a sexta geração da família Matrot à frente deste produtor que se manteve familiar por todo este período de existência. Segundo a família Matrot, um vinho deve ser o reflexo de seu terroir e de suas safras, sendo fundamental a realização de um trabalho exaustivo e perfeito no solo e nas vinhas para preservar todas as diferentes características dos vinhos. Em relação aos vinhos brancos, a nível regional, é produzido um excelente borgonha branco, com uvas de vinhedos próximos de Mersault. Já no nível comunal, o Domaine Matrot Mersault é um dos mais icônicos vinhos do produtor, feito a partir de uma mistura de 12 diferentes vinhedos da região. Possui notas de fruta amarela com um final cítrico.
No nível 1er Cru encontramos as 3 obras primas do produtor, provenientes de renomados vinhedos com produções bastante limitadas. O Mersault 1er Cru Blagny possui aromas característicos dos solos argilo-calcários. No nariz, nota-se uma mistura de Sílex e frutas puras. É leve e mineral, com um final salino. O Mersault 1er Crus Les Charmes é considerado o modelo dos vinhos Mersault. É um vinho muito equilibrado e elegante, com bastante mineralidade. Já o Mersault 1er Cru Perrières é o mais premiado e exclusivo vinho do produtor. Possui um bouquet inicial mineral e cristalino. O terroir é onipresente, sendo considerado um vinho extremamente fino e elegante. Indo para os tintos, o produtor elabora um excelente comunal, o Mersault Vieilles Vignes, com idade média das uvas sendo de 30 anos.
Produz também dois grandes 1er Crus. O Maranges 1er Cru La Fussière é elaborado a partir de uvas plantadas em encostas de solo argiloso-calcário voltadas para o sudeste, dando um vinho tinto rico, encorpado e intenso. Já O Blagny La Pièce Sous Le Bois Premier Cru é fortemente distinguido por seu terroir de calcário. Frutos escuros e intensos dominam as notas de especiarias que se seguem ao nariz. É encorpado, com taninos ricos e surpreende o paladar pela sua mineralidade e energia.
X
Menu