Total: R$0,00

O Domaine Etienne Sauzet é um produtor de excepcional qualidade localizado na comuna de Puligny-Montrachet, na Borgonha. A história do domaine remonta ao início do século 20, quando Etienne Sauzet herdou e comprou vários lotes de vinhas na aldeia de Puligny-Montrachet. Em 1974, um ano antes da morte de Etienne, a propriedade passou a ser administrada por Jeanine Boillot, neta de Sauzet, e seu marido, Gérard Boudot. Atualmente, a propriedade é gerida pela filha de Boudot e Sauzet, Emilie, e seu marido Benoît Riffault. O domaine possui 14 hectares de vinhas, produzindo alguns dos melhores vinhos da região.


O domaine tem cultivado suas vinhas organicamente desde 2006 e após dois anos de experimentação, todas passaram a ser cultivadas biodinamicamente a partir de 2010.

No cerne dos princípios fundamentais do produtor, pode-se citar o cuidado particular com as vinhas, a manutenção regular da vida do solo e a importância atribuída ao material vegetal cuja energia será transmitida às uvas e posteriormente ao vinho. As uvas são classificadas sistematicamente antes da prensagem. O suco é colocado em barricas no dia seguinte à colheita e inicia-se o processo de fermentação. Os vinhos envelhecem 18 meses, incluindo 12 meses em cascos e 6 meses em borras finas em cubas de inox. A proporção de novos barris dificilmente ultrapassa 25%. O cuidado particular dispensado às uvas e o envelhecimento minucioso de cada cuvée permite produzir vinhos excepcionais e com um potencial de envelhecimento inegável. Após quatro gerações, o Domaine Etienne Sauzet continua sendo sinônimo de Chardonnay borgonhês elegante e da mais alta qualidade, com seus vinhos sendo reconhecidos mundialmente por sua pureza e requinte.

X
Menu