A Vinícola Lapostolle foi fundada por Alexandra Marnier-Lapostolle e seu marido Cyril de Bournet em 1994. Depois de visitar o Chile, Alexandra e Cyril não só se apaixonaram pelo Vale de Colchagua, mas também detectaram o enorme potencial do país para a produção de vinhos premium devido às suas excepcionais características geográficas. Na criação da Lapostolle, a família, que há várias gerações já se dedicava à produção de vinhos de alta gama, manteve o compromisso absoluto com a qualidade que sempre os caracterizou. Seu objetivo era tão simples quanto ambicioso: criar vinhos de classe mundial usando as técnicas e a experiência francesa nos magníficos terroirs do Chile. Hoje o produtor é comandado por Charles-Henri de Bournet Marnier Lapostolle, uma das personalidades mais importantes e respeitadas no cenário de vinhos do Chile. Atualmente o produtor possui 370 hectares em três vinhedos diferentes – Casablanca, Cachapoal e Colchagua.
Provenientes de vinhas próprias, os vinhos Cuvée Alexandre expressam a dedicação à qualidade e a expressão dos Terroirs de Lapostolle. Quanto ao nome, a gama Cuvée Alexandre deve o seu nome ao bisavô de Alexandra Marnier-Lapostolle, Louis Alexandre Marnier-Lapostolle. Todos os anos um trabalho árduo é realizado nas vinhas para se obter uvas excepcionais para a elaboração dos vinhos, como o manejo do solo, a retirada das folhas de sol à tarde, várias colheitas verdes, terminando com a colheita à noite para preservar a integridade e os aromas dos as uvas que irão ser utilizadas na produção dos vinhos.
A Casa Lapostolle também possui na região de Apalta, no Vale do Colchagua, um projeto de vinhos premium de altíssima qualidade, o Clos Apalta. Foi iniciado em 1994, por Alexandra Marnier-Lapostolle, com objetivo de produzir neste terroir os melhores vinhos do Chile, que pudessem competir com os mais premiados vinhos do mundo. A filosofia deste projeto é fazer vinhos à maneira dos grandes produtores de Bordeaux, usando a experiência francesa da família. O diretor técnico e enólogo responsável é o renomado Jacques Begarie.
O terroir do Clos Apalta é único e está situado entre Cordilheiras, no vale de Apalta, ao sul de Santiago. Com um solo limoso, bela insolação e temperaturas frescas devido à presença do rio Tinguiririca, as uvas Merlot e Carmenère, principalmente, desfrutam de um amadurecimento perfeito. Como o terroir é uma matéria viva, o Clos Apalta se abriu para os orgânicos da melhor maneira possível. A partir de então, ajudar a preservar a sensação natural e pura dos diferentes terroirs tornou-se uma prioridade absoluta. A vinha recebe o melhor tratamento possível. A visão orgânica do produtor é proteger não só a pureza da fruta dos vinhos, mas também a pureza do ambiente e das pessoas que trabalham nas vinhas. Inspirados na experiência em gestão biodinâmica de vinhas, permite-se que o terroir se expresse em verdadeira harmonia. Os cuidados com a vinha bem como um terroir único na região resultam em vinhos excepcionais e reconhecidos mundialmente, sendo o Clos Apalta um dos mais premiados vinhos do Chile.